em busca da cura

Jovem que já representou Santa Maria em concurso de Miss cria vaquinha online para tratar câncer

Foto: reprodução Instagram

Gabrielle Flôres, 20 anos, é natural de Ivoti, mas reside em Santa Maria. Com 11 anos, ela já se envolvia em concursos de beleza representando o Coração do Rio Grande. Em 2020, se vinculou a uma agência de modelo, e sempre manteve uma rotina agitada, recheada de cursos, projetos sociais e, mais recentemente, a faculdade de direito.

Em junho de 2022, a menina de vida agitada teve uma mudança radical em seus dias. Gabrielle, então, aos 19 anos, cursando o segundo semestre de direito, foi diagnosticada com Linfoma De Hodgkin clássico – celularidade mista (estágio iv-b, em um estado mais avançado). A doença de Hodgkin é um câncer que se origina no sistema linfático, compromete o sistema imunológico, e conforme a doença progride, limita a capacidade do organismo de se defender de vírus, bactérias e infecções, baixando a imunidade da pessoa.

Em entrevista ao programa Bei nos bairros na Sexta do Bem, Gabrielle veio acompanhada de sua mãe, Simone Dias Flôres Ilha, 52 anos, contar sua história desde a descoberta do câncer, até a decisão de criar uma vaquinha online para custear o tratamento e custos com medicamentos.

Gabrielle passou sete meses sentindo os sintomas da doença e quatro meses fazendo diversos exames na busca de descobrir o que poderia ter de errado, até receber o diagnóstico de câncer no dia 29 de junho de 2022. Desde então, ela começou a saga pela cura. O primeiro tratamento foi realizado em janeiro deste ano, mas não foi suficiente para combater a doença, que voltou mais forte. Depois, ela deu início a um novo protocolo de quimioterapia, mais rígido, mais forte e que afeta ainda mais o corpo, o que provocou a queda total de seu cabelo.

O remédio

Em razão deste novo tratamento, ela precisa fazer uso do medicamento, BRENTUXIMAB VEDOTIN. Infelizmente este remédio não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e tem valor de R$ 30 mil reais. Além do alto custo, Gabrielle vai precisar de 16 doses, o que resulta em um custo total de R$480 mil. Este medicamento é indispensável para seu tratamento e pode garantir a cura do câncer para ela.

Gabrielle precisa tomar uma primeira dose deste medicamento ainda em junho deste ano. Após esse processo, ela vai realizar um transplante de medula óssea autólogo que só será autorizado se o exame de imagem mostrar que ela não tem a doença ativa no organismo. Ao longo do tratamento, o medicamento deve ser consumido a cada 21 dias.

Gabrielle Flôres conta atualmente com apoio da família, amigos e consegue manter o tratamento pelo SUS, fazendo consultas semanais no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Em alguns casos, por razões de baixa imunológica, ela precisa ficar internada. Em abril deste ano, Gabrielle ingressou na justiça com um pedido para que o SUS banque o medicamento BRENTUXIMAB VEDOTIN, porém até o momento ela aguarda sem uma resposta para seu pedido. Por isso veio a decisão de criar uma vaquinha online na busca de recursos para garantir as 16 doses do medicamento. O link da vaquinha está disponível aqui.

Atualmente Gabrielle arrecadou o valor que custeia três doses do medicamento, mas toda a ajuda de qualquer valor é indispensável para atingir a meta final. Quem quiser ajudar pode acessar o link, ou pode procurar a Gabrielle Flôres no Instagram pelo usuário @ff.gabi

Como ajudar?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com tempo firme e ensolarado, último dia da Feira do Livro tem movimento intenso e grande público Anterior

Com tempo firme e ensolarado, último dia da Feira do Livro tem movimento intenso e grande público

Apenas cinco de 14 bustos resistiram à criminalidade na região central de Santa Maria Próximo

Apenas cinco de 14 bustos resistiram à criminalidade na região central de Santa Maria

Geral